quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula 03 - Matriz de motivação

Título

Matriz de motivação (motivation matrix)


Descrição
consiste da explicitação das motivações de cada ator individual mapeado em técnicas como o "mapa do sistema"
e "matrix dos pontos de contato".

Vantagem
Sua realização é relevante na concepção de serviços pois é necessário entender os benefícios esperados ou as expectativas de resultados de cada ator afim de considerá-las quando da concepção de um novo sistema. Nesta matriz cada ator expressa o que espera de benefício ou o que pode contribuir para o provimento da satisfação do cliente.

Exemplo de aplicação
O exemplo a seguir consta do portal Service Design Tools e foi desenvolvido por Francois Jégou, Ezio Manzini e Anna
Meroni. Este caso foi realizado dentro do projeto HiCS (Highly Customized Solutions) EU Research one o objetivo foi desenvolver ferramentas metodológicas para dar suporte e guiar o desenvolvimento de soluções customizadas. Note-se que na matriz são evidenciados potenciais áreas d
e conflito ou mesmo sinergia, aspectos relevantes quanto do desenvolvimento de um novo serviço ou sistema produto+serviço.


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