sexta-feira, 26 de abril de 2013

Análise de Portfólio - Matriz BCG

Análise de Portfólio - Matriz BCG

A Matriz BCG é uma ferramenta gráfica para análise do portfólio de produtos ou unidades de negócio de uma dada empresa, tomando como base o crescimento do mercado e participação de mercado (tomando como referência o maior concorrente).

A ferramenta foi desenvolvida pela empresa de consultoria BCG – Boston Consulting Group em 1970.
Segundo seu principal criador, HENDERSON (1998), para a obtenção de sucesso a empresa precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e participação de mercado, sendo possível assim estabelecer um equilíbrio entre os fluxos de caixa deste portfólio de produtos.
Em cada quadrante desta matriz tem-se as seguintes considerações, sob o ponto de vista do Design:
  • Em questionamento (também conhecido como "ponto de interrogação" ou "criança-problemática"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois de tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
  • Estrela: exige grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receitas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
  • Vaca leiteira: neste quadrante enquadram-se os produtos líderes do mercado onde a empresa atualem segmentos de crescimento reduzido –produtos em fase de maturidade do ciclo de vida
Associados a estruturas de mercado estáveis –concorrência pouco intensa
Requerem reduzido investimento para a manutenção da liderança de mercado
Segmentos com elevada margem de lucro por unidade, frequentemente utilizados para financiar estratégias de crescimento da empresa noutros produtos ou segmentos
os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa.
  • Abacaxi (também conhecido como "cão", "vira-lata" ou "animal de estimação", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto.

Algumas desvantagens desta ferramenta incluem:
  • alta participação de mercado não é o único factor de sucesso;
  • crescimento de mercado não é o único indicador de atractividade de um mercado;
  • às vezes um "abacaxi" pode gerar mais caixa que uma "vaca leiteira".




Nenhum comentário:

Postar um comentário