Enzo Morossini

 
Desenvolvimento de serviço que relaciona Brastemp a um público com baixa renda


Unidade de satisfação:

Extenção do ciclo de vida das embalagens Brastemp

 
Primeira etapa: Visita a uma dona de casa baixa renda

Durante a visita listei os itens relacionados abaixo e depois fiz uma persona para expor de forma simplificada o público alvo
 

 
 
Moodboard
 
Para construir a moodboard explorei o lado mais abstrato da ferramenta e criei a imagem abaixo, fundindo três estados de espirito e abrindo possibilidade para mais interpretações de acordo com quem observa, e para aumentar a ilusão não usei palavras para complementar a imagem.
 

 
 
Rotina da Dna. Iva com referência de satisfação

Desenhei a rotina da persona(imagem abaixo) e utilizei um recurso da técnica paparazzi, que são as "carinhas", para indicar os momentos/atividades que são satisfatórios ou penosos
 
 
 
Seleção de oportunidades/conceito

Selecionei alguns itens que me pareceram se relacionar para começar a pensar em um serviço
 
 
Minhas observações indicaram que a persona tem a vontade de usar o talento em artesanato, mas sofre por não dispor de ferramentas e difícil acesso a matérias primas, por problema para andar. Também notei que ela sente falta de companhia durante o dia e necessita de uma atividade para conseguir renda extra





Na imagem acima vemos que de um lado a persona dispõe de espaço e talento em artesanato, do outro ela carece de companhia e ferramentas. Supondo que a persona seda o espaço, a empresa Brastemp seda as ferramentas e outras pessoas queiram uma renda extra também, acredito que um serviço que inclua trabalho comunitário seja o mais adequado
  A ideia então é que se construa um atelier de artesanato na casa da persona, onde outras pessoas podem trabalhar com ela e a Brastemp alugue as ferramentas necessárias para produzir o artesanato ou disponibilize as ferramentas e assistência em troca do produto final


Exemplo de artesanato com material reutilizado


 
Uso da ferramenta SDO
  Usei a ferramenta SDO para me auxiliar a estabelecer o foco para o conceito de serviço que pretendo. Abaixo estão os radares gerados com as informações.


O primeiro radar indica o conceito da dimensão ambiental, nele consta que para o sucesso do serviço é preciso redução e valorização dos resíduos.
 
 
 
O segundo radar indica o conceito da dimensão sócio-ética, nele consta que deve haver prioridade para recursos locais e justiça na relação entre parceiros.
 
 
 
O terceiro radar indica o conceito da dimensão econômica, que revelou a necessidade de parcerias e colaborações e ainda valor agregado para clientes.


Brastemp Viva!

        "Iniciativa pioneira da marca Brastemp, retira na casa do consumidor todas as embalagens dos produtos Brastemp e Consul vendidos no sistema porta-a-porta, em regiões da Grande São Paulo e Baixada Santista. Em cinco anos, mais de 100 toneladas de papelão, plástico e isopor foram destinadas à reciclagem por meio da iniciativa. Em 2008, a Brastemp firmou parceria com o Wal Mart e dividiu seus conhecimentos no processo de logística reversa de embalagens que vão desde a logística para a coleta até a maneira mais sustentável para o descarte.
        Em 2008: 48,32% das embalagens recolhidas dos produtos vendidos por meio do sistema de venda direta, na Grande São Paulo e Baixada Santista, foram retornadas. Dentro desse volume, 32 toneladas, equivalentes a 98% das embalagens retornadas, foram recicladas, incluindo papelão, plástico e EPS (poliestireno expandido). O papelão e o plástico são destinados à ONG SuperEco, que reciclou mais de 34 toneladas desde 2003. Meta 2009: ter 50% das embalagens de produtos vendidos porta-a-porta retornados para reciclagem e expandir esse projeto com mais parceiros."

Em: www.whirlpool.com.br


Consulado da mulher

        "A Consul realizou, em 2010, um investimento de R$ 3,4 milhões no Instituto, que retornou em faturamento total para os empreendimentos no valor estimado de R$ 4,32 milhões, beneficiando 1.399 pessoas de maneira direta e outras 3.883 de forma indireta. Desde 2005, a marca já investiu mais de R$ 20 milhões no Consulado.
        O Consulado entende que a mulher que não tem renda e que está em um contexto de vulnerabilidade social não tem acesso a condições favoráveis de saúde, cultura, ao lazer, alimentação adequada, entre outras condições básicas necessárias para obter qualidade de vida. Assim, a reestruturação, que em 2010 completou seu primeiro ano de implantação, propôs uma postura mais ativa: agora, o Instituto vai até a comunidade e dirige-se às mulheres empreendedoras. As atividades passaram a ser realizadas no próprio local de trabalho das mulheres assistidas, o qual, na maioria das vezes, é a sua própria residência.

Indicadores
Segurança, Ergonomia e Saúde no Trabalho - com a parceria e atuação voluntária dos profissionais de Segurança e Saúde Whirlpool, o Consulado oferece suporte técnico qualificado aos empreendimentos. Quando são detectadas situações que podem colocar em risco a integridade física das pessoas, são realizados aportes financeiros para a correção do problema como, por exemplo, a compra de equipamentos de proteção.
Inovação - os grupos são orientados a criar diferenciais para os seus produtos. O Consulado atua em parceria com universidades, empresas especializadas em design e suporte voluntário de escritório de registro de marcas que atende a Whirlpool."
Em: http://www.whirlpool.com.br/Sustentabilidade/ConsuladoDaMulher
 
 
 
Mapa do sistema simplificado



  
Storyboard
 




 
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