Desenvolvimento de serviço que relaciona Brastemp a um público com baixa renda
Unidade de satisfação:
Extenção do ciclo de vida das embalagens Brastemp
Primeira etapa: Visita a uma dona de casa baixa renda
Durante a visita listei os itens relacionados abaixo e depois fiz uma persona para expor de forma simplificada o público alvo
Moodboard
Para construir a moodboard explorei o lado mais abstrato da ferramenta e criei a imagem abaixo, fundindo três estados de espirito e abrindo possibilidade para mais interpretações de acordo com quem observa, e para aumentar a ilusão não usei palavras para complementar a imagem.
Rotina da Dna. Iva com referência de satisfação
Desenhei a rotina da persona(imagem abaixo) e utilizei um recurso da técnica paparazzi, que são as "carinhas", para indicar os momentos/atividades que são satisfatórios ou penosos
Seleção de oportunidades/conceito
Selecionei alguns itens que me pareceram se relacionar para começar a pensar em um serviço
Minhas
observações indicaram que a persona tem a vontade de usar o talento em
artesanato, mas sofre por não dispor de ferramentas e difícil acesso a matérias
primas, por problema para andar. Também notei que ela sente falta de companhia
durante o dia e necessita de uma atividade para conseguir renda extra
Na
imagem acima vemos que de um lado a persona
dispõe de espaço e talento em artesanato, do outro ela carece de companhia e
ferramentas. Supondo que a persona
seda o espaço, a empresa Brastemp seda as ferramentas e outras pessoas queiram
uma renda extra também, acredito que um serviço que inclua trabalho comunitário
seja o mais adequado
A ideia então é que se construa um atelier de artesanato na casa da persona, onde outras pessoas podem trabalhar com ela e a Brastemp alugue as ferramentas necessárias para produzir o artesanato ou disponibilize as ferramentas e assistência em troca do produto final
Exemplo de artesanato com material reutilizado
Exemplo de artesanato com material reutilizado
Uso da ferramenta SDO
Usei a ferramenta SDO para me auxiliar a estabelecer o foco para o conceito de serviço que pretendo. Abaixo estão os radares gerados com as informações.
O primeiro radar indica o conceito da dimensão ambiental, nele consta que para o sucesso do serviço é preciso redução e valorização dos resíduos.
O segundo radar indica o conceito da dimensão sócio-ética, nele consta que deve haver prioridade para recursos locais e justiça na relação entre parceiros.
O terceiro radar indica o conceito da dimensão econômica, que revelou a necessidade de parcerias e colaborações e ainda valor agregado para clientes.
Brastemp Viva!
"Iniciativa
pioneira da marca Brastemp, retira na casa do consumidor todas as embalagens
dos produtos Brastemp e Consul vendidos no sistema porta-a-porta, em regiões da
Grande São Paulo e Baixada Santista. Em cinco anos, mais de 100 toneladas de
papelão, plástico e isopor foram destinadas à reciclagem por meio da
iniciativa. Em 2008, a Brastemp firmou parceria com o Wal Mart e dividiu seus
conhecimentos no processo de logística reversa de embalagens que vão desde a
logística para a coleta até a maneira mais sustentável para o descarte.
Em
2008: 48,32% das
embalagens recolhidas dos produtos vendidos por meio do sistema de venda
direta, na Grande São Paulo e Baixada Santista, foram retornadas. Dentro desse
volume, 32 toneladas, equivalentes a 98% das embalagens retornadas, foram
recicladas, incluindo papelão, plástico e EPS (poliestireno expandido). O
papelão e o plástico são destinados à ONG SuperEco, que reciclou mais de 34
toneladas desde 2003. Meta
2009: ter 50% das embalagens de produtos vendidos
porta-a-porta retornados para reciclagem e expandir esse projeto com mais
parceiros."
Em: www.whirlpool.com.br
Consulado da mulher
"A Consul realizou, em 2010, um investimento de R$ 3,4
milhões no Instituto, que retornou em faturamento total para os empreendimentos
no valor estimado de R$ 4,32 milhões, beneficiando 1.399 pessoas de maneira
direta e outras 3.883 de forma indireta. Desde 2005, a marca já investiu mais
de R$ 20 milhões no Consulado.
O Consulado entende que a mulher que não tem renda e que está em um contexto de vulnerabilidade social não tem acesso a condições favoráveis de saúde, cultura, ao lazer, alimentação adequada, entre outras condições básicas necessárias para obter qualidade de vida. Assim, a reestruturação, que em 2010 completou seu primeiro ano de implantação, propôs uma postura mais ativa: agora, o Instituto vai até a comunidade e dirige-se às mulheres empreendedoras. As atividades passaram a ser realizadas no próprio local de trabalho das mulheres assistidas, o qual, na maioria das vezes, é a sua própria residência.
Indicadores
Segurança, Ergonomia e Saúde no
Trabalho - com a
parceria e atuação voluntária dos profissionais de Segurança e Saúde Whirlpool,
o Consulado oferece suporte técnico qualificado aos empreendimentos. Quando são
detectadas situações que podem colocar em risco a integridade física das
pessoas, são realizados aportes financeiros para a correção do problema como,
por exemplo, a compra de equipamentos de proteção.
Inovação - os grupos são orientados a criar
diferenciais para os seus produtos. O Consulado atua em parceria com
universidades, empresas especializadas em design e suporte voluntário de
escritório de registro de marcas que atende a Whirlpool."
Em: http://www.whirlpool.com.br/Sustentabilidade/ConsuladoDaMulher
Mapa do sistema simplificado
Storyboard
Vídeo