Mapa de Sistema
Descrição
Consiste em um formato fixo de representação (um mapa) com uma biblioteca de elementos gráficos (ícones, pictogramas, setas, etc.) e um conjunto de regras (layout,
Assim como na técnica do "touchpoint matrix" aqui também é necessário identificar todos os stakeholders relevantes no âmbito do sistema. Contudo, no "system map" é detalhado os diversos fluxos que ocorrem no sistema: fluxo de capital, fluxo de pessoas, fluxo de informação, fluxo do trabalho, etc.
Usualmente são representados os stakeholders de acordo com níveis de proximidade com a (s) atividade (s) que efetivamente estão ligadas diretamente com o provimento da satisfação ao usuário (primário, secundário, etc...).
Exemplo de aplicação:
Este exemplo trata de estudo realizado junto a empresas prestadoras do serviço "espaço de trabalho" em Curitiba, sendo o texto um extrato da dissertação de Giacomini (2010), desenvolvida no PPGDesign/UFPR.
Com o objetivo de obter uma visão geral do sistema incluindo os fluxos financeiros, de trabalho, de informações e de materiais, bem como dos atores envolvidos nesses processos, utilizou-se a ferramenta System Map.
A área hachurada na figura a seguir representa as inter-relações mais estreitas que a empresa estabelece com os atores do processo e, portanto são as que efetivamente mais se aproximam do conceito do PSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário