quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aula 05 - Diagrama de Polaridade


Diagrama de Polaridade


Esta ferramenta tem o objetivo de identificar visualmente as principais particularidades do sistema e estabelecer o nível de prioridade em que estas se encontram. As informações inseridas nas extremidades do diagrama podem variar de acordo com as prioridades do caso analisado.

A partir de análise, entrevista e observação do sistema atual é possível estabelecer visualmente os índices de importância para as categorias do sistema em questão.


Na horizontal trata-se do nível de envolvimento de stakeholders no provimento de uma data unidade de satisfação. Neste exemplo, no extremo esquerdo do eixo horizontal a empresa opta por realizar integralmente todo o provimento dos produtos e serviços do sistema (e.g.: empresa fabrica todos os produtos e insumos para lavar roupas e provê com seu próprio staff todos os serviços requeridos pelo sistema). No extremo direito a empresa opta por envolver outros stakeholders (e.g.: empresa decide fabricar somente a plataforma da máquina de lavar roupa, envolvendo outras empresas na fabricação dos outros componentes e insumos necessários, incluindo os serviços requeridos pelo sistema). A opção por um ou outro extremo depende de questões como nível de investimento requerido; os riscos envolvidos; as implicações na imagem da empresa; a capacidade operacional da empresa, etc.


Na vertical a escolha se dá quanto ao nível de envolvimento do usuário no provimento de sua satisfação. Em um extremo temos o full service onde ocorre o nível mais elevado de desmaterialização. O usuário não tem a propriedade dos produtos, insumos ou equipamentos eventualmente utilizados no provimento de sua satisfação, estando a gestão do ciclo de vida dos mesmos sob a responsabilidade do próprio fabricante. O foco é inteiramente no resultado (e.g.: usuário deixa na recepção do edifício sua cesta de roupa suja e recebe ao final do dia sua roupa lavada em sua porta). Em um patamar intermediário da coluna vertical o sistema é orientado ao uso. A gestão dos artefatos que resultam na satisfação do usuário é ainda realizada por terceiro mas neste nível há envolvimento direto do usuário na operação do sistema (e.g.: empresa provê a máquina de lavar roupa "per-per-use" onde o usuário paga conforme o número de horas de efetiva utilização do equipamento). Finalmente, no outro extremo da coluna vertical estão as "plataformas" onde é provido ao usuário um conjunto de artefatos (físicos ou digitais) que possibilitam o usuário alcançar a satisfação pretendida. Em uma plataforma o envolvimento do usuário pode-se dar desde a própria fabricação de componentes até tarefas de manutenção, upgrade, reciclagem ou descarte. O "serviço" é dependente integralmente do usuário (e.g.: empresa provê uma máquina de lavar modular, possibilitando customização por parte do usuário, sendo que a mesma vem acompanhada de um kit de manutenção que o próprio usuário pode utilizar).


Exemplo de aplicação:


Esta aplicação trata de um estudo piloto realizado pelo Núcleo de Design & Sustentabilidade em parceria com a Whirlpool (Brastemp/Consul). A unidade de satisfação do projeto era "cozinhar de forma sustentável". Utilizou-se o diagrama de polaridade no processo de geração de idéias. O diagrama a seguir foi o resultado deste processo.



Note-se que, quando o projeto tem uma empresa como cliente, a decisão sobre qual quadrante é o mais apropriado no processo de criação vai depender de uma análise estratégica anterior. Em projetos realizados no Núcleo de Design & Sustentabilidade tem se observado situações onde a equipe da empresa almeja um dado quadrante mas entende que no curto/médio prazo este anseio não é viável. Limitações na cultura organizacional, limitações financeiras ou mesmo restrições tecnológicas, são exemplos de fatore que podem afetar este posicionamento.


No caso deste projeto piloto, uma vez realizado a geração de idéias para o sistema produto+serviço e decidido o quadrante mais adequado para o contexto da empresa, efetuou-se então a análise de potenciais sinergias entre as idéias (clusterização).


A opção foi pelas soluções com maior envolvimento de stakeholders externos à empresa e aquelas orientadas ao provimento de "plataformas". Algumas das idéias geradas neste processo poderiam estar em mais de um quadrante. Outras idéias apresentavam uma óbvia possibilidade de integração conceitual.


Observou-se que as idéias giravam em torno de dos conceitos principais: a cozinha que fomenta o

relacionamento do usuário com outras pessoas via a mídia eletrônica ("e-community"), possibilitando a indução de estilos de vida mais sustentáveis. O outro cluster de idéias teve como eixo central a "modularidade", permitindo maior nível de customização do produto e, muito importante, instrumentalizando a melhor gestão do ciclo de vida.



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