sábado, 30 de abril de 2011

Aula 09 - Storyboard

É de fundamental importância ao Design de Serviço a utilização de instrumentos que permitam a visualização da sequência e etapas que compõe a experiência do serviço propriamente dito. Uma das ferramentas mais utilizadas para esta visualização são os storyboards e storyspots. Estes consistem em uma imagem sequenciada dos principais eventos, podendo ser apoiado por elementos gráficos adicionais e textos.

Na figura ao lado apresenta-se um exemplo de estratégia de elaboração de um storyspot através da utilização de uma codificação de cores para determinar os diversos atores, inseridos diretamente em fotos que retratam os ambientes onde serão realizados os serviços.

Storyboards podem ser realizados em formato de vídeo. Excelente exemplos, ligados diretamente à questão da sustentabilidade, podem ser vistos em:




Há diversos vídeos no youtube dando dicas de como construir storyboards, por exemplo:



Para quem quiser utilizar um software para realizar storyboards vai a dica a baixo:


==========================================
EXEMPLO DE APLICAÇÃO EM CASO REAL


Proposições para a ampliação da ecoeficiência do mobiliário Para a minimização do impacto ambiental do mobiliário em curto prazo, propõe-se que a empresa estabeleça requisitos para a aquisição desses produtos, como por exemplo: exigência de madeira certificada (selo FSC – Forest Stewardship Council), certificação de desempenho ambiental (ISO 14000), etc.


Em curto prazo, a empresa encontrará dificuldades para adquirir mobiliário intrinsecamente sustentável, pois nesse setor as ações voltadas às questões ambientais têm sido focadas majoritariamente no incentivo do uso de materiais alternativos, como madeiras e materiais reciclados


Segundo Chaves (2003), esse fato parece estar relacionado à tradição nacional do design buscar em primeira instância a definição estética do produto e eventualmente preocupando-se em adequá-lo aos requisitos ambientais. Apesar de já poderem ser percebidas algumas ações mais amadurecidas, no sentido de ampliar as discussões para a ação do designer em todo o ciclo de vida do produto, ainda são poucas as iniciativas com resultados concretos na prática industrial do setor de móveis no Brasil (CHAVES, 2003).


A partir do projeto do PSS objetiva-se obter, em um cenário de médio prazo, parcerias integradas e colaborativas entre fornecedores e produtores em função dos interesses comuns. Por exemplo, para resolver as questões apresentadas pela empresa sobre a dificuldade de encontrar mobiliário certificado com selo FSC (modular ou multifuncional e de fácil desmontabilidade) propõe-se uma parceria entre a Globusiness e um fabricante de mobiliário que possua interesse e esteja capacitado para incluir tais necessidades na etapa de projeto e pré-produção. A partir da realização de ações conjuntas, o fabricante passa a oferecer gradativamente serviços de manutenção (em associação com cooperativas de marceneiros e/ou instituições de fomento.


Dentro das possibilidades atuais, as inovações desse novo cenário se restringiriam a essa etapa. Porém, para um desdobramento futuro seria possível implantar um sistema de reparação ou recolha dos produtos com defeitos ou depreciação causados pelo uso. Para que o fabricante do mobiliário consiga abranger todo o ciclo de vida do material, além de preocupar-se com a extração da matéria-prima, seu processo produtivo e sua utilização, futuramente também deve preocupar-se com seu fim de vida; ou seja, pensar em sistemas de logística reversa para que seja possível a recuperação desses produtos e a destinação adequada aos resíduos.


Desta forma, como desdobramento futuro, o PSS possibilita a ampliação da cooperatividade entre os stakeholders envolvidos no sistema possibilitando um maior atendimento das necessidades do usuário, bem como uma gestão integrada do ciclo de vida dos produtos, tornando possível a visualização de estágios mais críticos do processo produtivo e tomar medidas para minimizar seus impactos desde a fase do planejamento.



==========

OUTROS EXEMPLOS DE STORYBOARD












Nenhum comentário:

Postar um comentário